Tradicionalismo Sem Fronteiras no seu celular

Tradicionalismo Sem Fronteiras no seu celular
Use o Leitor QR Code do seu celular para abrir o link do blog no seu aparelho celular móvel

terça-feira, 1 de março de 2011

LUTO - Morre o escritor gaúcho Moacyr Scliar

Morreu no dia 27/02/2011 (domingo) aos 73 anos, o médico e escritor gaúcho Moacyr Scliar, por falência múltipla dos órgãos. Nasceu em Porto Alegre em 23/03/1937, formou-se em medicina pela UFRGS.

No esporte, Scliar era torcedor do Cruzeiro, de Porto Alegre. Devido a sua morte, os jogadores do Cruzeiro fizeram uma homenagem para este torcedor-símbolo do clube, entrando de luto na partida contra o Grêmio FBPA, do dia 27 de fevereiro, que contou com um minuto de silêncio em homenagem ao escritor.

O escritor fazia parte da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira n° 31, eleito no dia 31 de julho de 2003, sucedendo o escritor e professor Geraldo França de Lima, e recebido em 22 de outubro de 2003, pelo acadêmico Carlos Nejar. A cadeira 31 está neste momento desocupada e o patrono é o advogado, jornalista, político, orador e poeta Pedro Luís Pereira de Sousa.

O seu gênero literário era crônicas, contos, romances e literatura infanto-juvenil. As suas obras de destaque são: "O Centauro no Jardim", "Guerra no Bom Fim" e "O Exército de um Homem Só".

Em 1998, o romance de Scliar "Um Sonho no Caroço do Abacate", foi adaptado para o cinema com o nome de "Caminho dos Sonhos", sob a direção de Luca Amberg, com participação dos atores americanos Elliot Gould, da série Friends, e Talia Shire, dos filmes Rocky e O Poderoso Chefão. Esse filme lançou atores como Taís Araújo, Caio Blat, Caco Ciocler, Mariana Ximenes, Fábio Azevedo e Edward Boggiss.

Scliar morreu por volta da 1h do dia 27 de fevereiro de 2011, aos 73 anos, de falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre desde o dia 11 de janeiro, quando deu entrada para a retirada de pólipos (formações benignas) no intestino. A cirurgia foi bem sucedida, mas o escritor acabou tendo um AVC (acidente vascular cerebral) no dia 17 de janeiro, durante o período de recuperação, falecendo quase cinquenta dias depois de sua entrada no hospital. Foi velado na Assembléia Legislativa do RGS e sepultado dia 28/02/2011, às 11h no Cemitério Israelita de Porto Alegre.

Em comunicado oficial, a Academia Brasileira de Letras determina luto de três dias e o hasteamento a meio mastro da bandeira acadêmica. Na semana subsequente da morte, a ABL realizará a Sessão da Saudade. Ao final do evento, será declarada a vaga aberta, inaugurando o processo sucessório na cadeira n° 31, que era de Scliar. O clube de futebol Esporte Clube Cruzeiro também está de luto declarando no site a dor da perda do grande torcedor-símbolo.

Moacyr Scliar na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Moacyr_Scliar
"O renascimento do Cruzeiro": http://www.cruzeiropoa.com.br/news/246-adeus-imortal-scliar
"Um abraço em Moacyr Scliar": http://oglobo.globo.com/blogs/literatura/posts/2011/02/27/um-abraco-em-moacyr-scliar-365955.asp
"Memória: O dia em que Scliar virou imortal": http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3222885.xml
"Corpo de Moacyr Scliar é enterrado em Porto Alegre": http://www.band.com.br/entretenimento/gente/conteudo.asp?ID=100000405059

Rádios Web

Rádios Web
Clique no rádio para conferir as rádios web gaúchas

Pesquise no blog

Tradicionalista amigo!

Mande seu comentário, crítica, elogio ou sugestão para o e-mail: tradicionalismosemfronteiras@yahoo.com.br. Leia ou peça letras de música, vídeos, poesias, lendas e histórias.

Traduza o Blog Tradicionalismo Sem Fronteiras para línguas além fronteiras

SIGA-NOS PELO E-MAIL

Visualizações de página desde Junho de 2010