Tradicionalismo Sem Fronteiras no seu celular

Tradicionalismo Sem Fronteiras no seu celular
Use o Leitor QR Code do seu celular para abrir o link do blog no seu aparelho celular móvel

terça-feira, 13 de setembro de 2011

SEMANA FARROUPILHA - NOSSAS RAÍZES



     O temário proposto para os Festejos Farroupilhas 2011 foi aprovado pela Comissão Estadual, no mês de dezembro de 2010 e homologado pelo Congresso Tradicionalista Gaúcho, do MTG, em janeiro de 2011. A proposta é bastante abrangente e tem como objetivo explorar a história do Rio Grande do Sul e buscar, em alguns episódios e períodos, indicadores da identidade do povo gaúcho. Rebuscar a história e retirar dela os aspectos que melhor retratem a formação sócio-cultural do nosso Estado é tarefa que não se esgotas nesse ano de 2011, mas haverá de nos ajudar a entender um pouco mais a nossa identidade cultural regional. Cada município do Estado ou cada microrregião poderá aprofundar um ou mais tópicos entre os que estão sendo propostos neste temário. Esse aprofundamento se dará em função da característica local, especialmente pela predominância ou influencia maior de uma ou de outra etnia. Para bem desenvolver a idéia de explorar as raízes da formação sócio-cultural do gaúcho sul-rio-grandense foram selecionados os seguintes momentos da nossa história:

- Os Jesuítas no Território Gaúcho
- A Terra de Ninguém
- Fundação da Província
- Os Açorianos e a Fundação de Porto Alegre
- Época das Charqueadas (1780-1840)
- A Organização Administrativa da Província
- Colonização - Primeira Fase
- Revolução Farroupilha
- Na Defesa Nacional
- Revolução Federalista
- A Colonização - Segunda Fase - Completa-se o Gaúcho
- Gauchismo - Culto e Prática


* Texto de autoria de Manoelito Carlos Savaris, Vice-Presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha,  extraído do site Semana Farroupilha.


Bueno pessoal, esse é o tema dos Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul em 2011 - Nossas Raízes. Existem vários temas. Se quiseres saber mais sobre cada tema, entre no site http://www.semanafarroupilha.com.br e veja também outros anos.


Que a nossa semana farroupilha seja muito produtiva, e que seja vista pelo âmbito nacional como uma manifestação muito forte de cultura e tradição, amor à nossa terra.


Se quiseres conferir outros assuntos sobre a semana farroupilha, entre na Categoria "Semana Farroupilha".

Rádios Web

Rádios Web
Clique no rádio para conferir as rádios web gaúchas

Pesquise no blog

Tradicionalista amigo!

Mande seu comentário, crítica, elogio ou sugestão para o e-mail: tradicionalismosemfronteiras@yahoo.com.br. Leia ou peça letras de música, vídeos, poesias, lendas e histórias.

Traduza o Blog Tradicionalismo Sem Fronteiras para línguas além fronteiras

SIGA-NOS PELO E-MAIL

Visualizações de página desde Junho de 2010